14 Quando entrares na terra que te dá o SENHOR teu Deus, e a possuíres, e nela habitares, e disseres: Porei sobre mim um rei, assim como têm todas as nações que estão em redor de mim;
15 Porás certamente sobre ti como rei aquele que escolher o SENHOR teu Deus; dentre teus irmãos porás rei sobre ti; não poderás pôr homem estranho sobre ti, que não seja de teus irmãos.
16 Porém ele não multiplicará para si cavalos, nem fará voltar o povo ao Egito para multiplicar cavalos; pois o SENHOR vos tem dito: Nunca mais voltareis por este caminho.
17 Tampouco para si multiplicará mulheres, para que o seu coração não se desvie; nem prata nem ouro multiplicará muito para si.
18 Será também que, quando se assentar sobre o trono do seu reino, então escreverá para si num livro, um traslado desta lei, do original que está diante dos sacerdotes levitas.
19 E o terá consigo, e nele lerá todos os dias da sua vida, para que aprenda a temer ao SENHOR seu Deus, para guardar todas as palavras desta lei, e estes estatutos, para cumpri-los;
20 Para que o seu coração não se levante sobre os seus irmãos, e não se aparte do mandamento, nem para a direita nem para a esquerda; para que prolongue os seus dias no seu reino, ele e seus filhos no meio de Israel (Dt 17. 14,20)
Salomão o terceiro rei de Irsael, iníciou o seu reinado sendo um monarca temente a Deus, mas depois por não observar a Lei de Deus, teve o seu coração corrompido pelo grande número de mulheres que possuia. O texto bíblico acima é um vivo retrato da vida de Salomão, pois o mesmo transgrediu a todas ordenanças contidas nele. Um dos primeiros preceitos desobedecidos por Salomão foi a criação e multiplicação de cavalos para si, em sua época, o Egito era o maior mercador de cavalos de seus dias, com o grande número de cavalos e carros de guerra o rei corria o perigo de confiar mais no seu exército e táticas de guerra do que depositar sua confiança somente em Deus. O fato de Salomão ter se aparentado com faró rei do Egito, casando-se com sua filha, só aumentou mais as relações entre as duas nações facilitando o comércio de cavalos entre ambas ver (1 Rs 4:26, 1Rs 10. 25, 28, 29). Na época de Salomão a prata era usada como meio de pagamento na compra dos inúmeros cavalos que possuia, nos diz a Bíblia que a prata era abundante no reinado de Salomão, coisa que os futuros monarcas da nação já haviam sido advertidos que não deveriam ter em grandes quantidades (1Rs 10. 27,29). Um dos maiores erros de Salomão foi ter se casado com mulheres de várias nações impias, essas mulheres acabaram corrompendo o coração dele, fazendo com que viesse a se curvar e oferecer sacrifícios a outros deuses.Os futuros reis irsaelitas já estavam cientes, no tocante ao número excessivo de mulheres. Pelo jeito Salomão foi o que mais exagerou nesse aspecto ver (1Rs 11:3). Pelo jeito ele não tinha o hábito ler o livro da Lei de Deus, a ordem era para fazer a leitura do mesmo diariamente por todos os dias de sua vida. Através da história de Salomão podemos ver que mesmo tendo grandes conhecimentos da Palavra de Deus, corremos o risco de fracassar em nossa vida cristã se não tivermos o cuidado de observar os avisos importantes das Escrituras Sagradas.
Autor: José C.J.
Autor: José C.J.

Nenhum comentário:
Postar um comentário